Manias de Geek

Hardware, software, programação e outros assuntos relacionados a tecnologia

OpenSocial, a API que vai mudar o Orkut!

Posted by silviohf em novembro 3, 2007

Aproximadamente após três anos e meio de existência, o Orkut vai mudar de verdade! Vai deixar de ser essa rede social “tosca”. Desculpem os adoradores, mas o Orkut se acomodou com os milhões de usuários, e evoluiu muito pouco nesses anos.

Porque chamei o Orkut de tosco?

Praticamente zero de customização do ambiente do usuário, a interatividade se baseia nos fóruns e naqueles “recadinhos”, que nem HTML funciona direito. Há pouco tempo, já sentindo que estava perdendo espaço, começaram a deixar os usuários colocarem música, flash e vídeos. Isso não faz nem 3 meses!

Mas vamos ao que interessa! Na quarta 31/10 o Google anunciou a criação da OpenSocial, uma API para desenvolvimento de aplicativos para o Orkut, que a partir de hoje 02/11 vai estar a disposição dos desenvolvedores.

Essa API vai ser pública, o que possibilita que qualquer um desenvolva um aplicativo ou Gadgets que funcione dentro do Orkut. Quem conhece o Facebook sabe o que eu estou falando, trata-se de pequenos aplicativos que permitem personalizar e dar maior interatividade ao ambiente. Em breve, os usuários do Orkut contarão com uma nova página “Application Directory” que dará acesso aos aplicativos. Veja a figura abaixo:

opensocial.jpg

O Google está negociando com a Globo.com e a Brasil Telecom para o desenvolvimento de aplicativos de conteúdo para o Orkut, além de outras parcerias com empresas menores.

O Opensocial vai ser uma plataforma de desenvolvimento para outras redes também tais como: MySpace, LinkedIn, Ning, Hi5, Plaxo e Friendster.

Assim que os desenvolvedores entenderem o funcionamento do opensocial surgirão centenas de mini aplicativos que darão um novo fôlego para o Orkut.

Gostou? Pode agradecer ao Facebook, Myspace e Yahoo que começaram a ameaçar o reinado do Orkut.

Fontes: googlediscovery, IDG Now

4 Respostas to “OpenSocial, a API que vai mudar o Orkut!”

  1. Olha, discordo de você. Acho que essa “customização” do perfil não melhora em nada o serviço, pelo contrário, até prejudica. Embora acredite que possam surgir aplicativos úteis e divertidos, isso tudo pode gerar uma poluição visual extrema.
    Já vivemos em um mundo agitado e poluído. Tudo que quero ao entrar num site de relacionamentos é paz e tranquilidade.
    Cada vez que entro no MySpace fico abismado com a profusão de cores, imagens e textos. Muitas vezes com pouquíssima legibilidade.
    Espero que isso não ocorra no Orkut.

  2. silviohf said

    Ederson,

    até concordo com você, o Myspace optou por um “tipo de customização” que é terrível! Quando falo em customização, é claro que estou falando de mudar a cor as fontes e inserir objetos personalizados.

    Mas também estou falando em excluir e incluir ferramentas que são de interesse do usuário. Por exemplo, exibir ou ocultar os amigos do orkut, dizer quantos amigos eu quero que aparecam, colocar um calendário na minha página, colocar a caixa de envio de mensagem na página principal, etc. Ou seja, criar um ambiente mais adequado e produtivo que agrade cada tipo de usuário. Valeu!

  3. […] Caso você não saiba ainda o que é o projeto open social do orkut, pode conhecer lendo aqui, aqui e […]

  4. André said

    Enquete Fácil – primeira aplicação 100% Brasileira!

    Agora podemos criar enquetes em nossos perfis do Orkut, sabia?

    Para adicionar, use o link:

    http://www.orkut.com.br/AppInfo.aspx?appId=677041597432

    Depois de abrir a página, clique no botão “Adicionar” no lado direito da tela!

    Pronto!

    Pode fazer suas pesquisas online na sua página do Orkut!

    Divirtam-se.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: