Manias de Geek

Hardware, software, programação e outros assuntos relacionados a tecnologia

Hacking de criptografia: congelando a memória

Posted by silviohf em fevereiro 28, 2008

ram-congelada-1.jpgNem todo mundo sabe, mas quando desligamos um computador a memória RAM leva alguns segundos para apagar todo o conteúdo gravado nela, no entanto, alguns “malucos” da Ciência da Computação da Universidade Princeton, descobriram que se você congelar a memória ela conserva os dados por até 10 minutos depois de desligado. Tempo suficiente para copiar seu conteúdo para outro micro.

Você pode perguntar, e daí? Daí, que esta descoberta  demonstrou que não adianta usar programas de criptografia de disco, tais como: BitLocker (Windows Vista) , FileVault (OSX)  e dm-crypt (Linux),  você vai continuar vulnerável.

O ataque aos programas de criptografia é possível porque estes gravam a chave de descriptografia na memória, e o procedimento de congelamento da memória possibilita salvar todo o conteúdo para depois  encontrar o código que dá acesso ao sistema.

“Edward Felten, diretor do Centro para Políticas de Tecnologia de Informação de Princeton, destaca que os resultados da pesquisa demonstram os riscos associados com recentes roubos de laptops ocorridos nos Estados Unidos.”

Nem pense em colocar a memória no freezer, o procedimento é mais simples, basta uma lata de  sprays, do tipo usado para remover poeira de teclados de computadores. Usando-se o spray de cabeça para baixo, o líquido resultante expelido resfria-se a 50 graus negativos.

Veja a demonstração:


Fonte: Inovacaotecnologica

3 Respostas to “Hacking de criptografia: congelando a memória”

  1. Bom post :o)

  2. Ikarus said

    ki loucura isso

  3. […] fonte maniadegeek […]

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: